© 2019 Estudos e Práticas Acadêmicas em Pesquisa e Extensão Universidade Vila Velha criado com wix.com. Para mais informações nos contate através do e-mail: arqcidadeuvv@gmail.com

 - WORKSHOPS -

      A Comissão Organizadora tem a grata satisfação de informar que a participação no              "II Congresso Internacional de Arquitetura e Cidade e X Coletânea Arq Urb" para o                       público em geral será aberta e gratuita, tendo em vista que o evento foi                            selecionado para fazer parte do Circuito Urbano 2019 do ONU-Habitat no                      Brasil e aprovado no Edital de Apoio a Eventos da FAPES.

 

29, 30 E 31

OUTUBRO 2019

UNIVERSIDADE VILA VELHA-ES CAMPUS BOA VISTA

SOBRE O EVENTO

O II ARQ CIDADE - Congresso Internacional de Arquitetura e Cidade e X Coletânea Arq Urb visa promover a aproximação entre instituições acadêmicas e setores públicos e privados da sociedade civil através do intercâmbio e da socialização de experiências de pesquisas desenvolvidas no âmbito das Instituições de Pesquisas locais, nacionais e internacionais interessadas na reflexão sobre a Arquitetura e a Cidade.

A temática adotada para a segunda edição do Congresso “Transformações e Desafios da Cidade Contemporânea: Complexidade, Redes e Conflito” vai de encontro à área de concentração do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha, que visa uma abordagem ampla e simbiótica entre a Arquitetura e a Cidade, por meio da reflexão crítica sobre a produção do ambiente construído através: dos fenômenos relacionados ao processo e a prática projetual da arquitetura e do urbanismo; o planejamento, a gestão e a avaliação do desempenho do edifício e do território, em suas diversas vertentes (espacial, social ambiental, cultural, político, econômico e comportamental).

As atividades propostas para esse evento visam ainda criar oportunidades de divulgação e socialização de produções científicas com foco na inovação e geração de conhecimentos, fomentar parcerias entre academia, poder público, setores produtivos, sociedade civil e demais responsáveis pela transformação das cidades contemporâneas, no âmbito nacional e internacional. 

 

As Transformações e Desafios da Cidade Contemporânea: Complexidade, Redes e Conflito estão contemplados nos oito eixos temáticos do Congresso que dialogam com os grupos de pesquisa liderados por professores permanentes do Mestrado em Arquitetura e Cidade da UVV.

Devem ser respeitadas a formatação e estrutura exemplificadas no Template

1. As apresentações orais serão de máximo 8 minutos por artigo (blocos de 4 a 5 artigos seguidos de 10 minutos de discussão desses trabalhos);

2. As apresentações devem seguir o template disponibilizado nesta página.

3. Para a apresentação considere minimamente os seguintes tópicos: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Considerações Finais;
4.  As apresentações deverão ser entregues aos monitores de sala, no formato PDF ou PPTX,  20 minutos antes do início das sessões técnicas.

5. As apresentações acontecerão no turno NOTURNO ( horário a ser divulgado) dos dias 30 e 31/10/2019.  Em breve disponibilizaremos a programação das apresentações orais

Eixo 1 - Arquitetura, Cidade e Patrimônio Cultural

Reflexões sobre o lugar do patrimônio cultural na contemporaneidade a partir da análise crítica das diversas narrativas presentes nas práticas de preservação. Engloba abordagens transdisciplinares e colaborações entre arquitetura, urbanismo, artes, história, antropologia, geografia, sociologia, neurociência, dentre outros, no âmbito de questões normativas, históricas, técnicas, científicas e educacionais relacionadas a preservação de bens culturais.

 

Eixo 2 - Arquitetura e Estudos ambientais

Investigações que fomentam e discutem a relação entre a arquitetura e o meio ambiente, avaliando o desempenho, a qualidade e a salubridade dos espaços construídos bem como a produção do edifício e de áreas urbanas sustentáveis.

 

Eixo 3 - Cidades e Políticas Urbanas

Reflexões sobre a produção da cidade e da metrópole contemporânea e as suas políticas públicas com ênfase nos planos, programas e projetos de ordenamento territorial, as novas tecnologias aplicadas ao planejamento e a gestão da cidade e a participação da sociedade civil

Eixo 4 - Cidade e Porto

Estudos sobre as cidades portuárias considerando possibilidades para melhorias nas interfaces cidade e porto e para o desenvolvimento socioeconômico sustentável a partir de processos inovadores associados às cidades inteligentes e criativas, e de projetos já implementados em outras cidades portuárias do mundo.

Eixo 5 - Dignidade Urbana

Investigações que fomentam a reflexão sobre os efeitos e impactos da morfologia da cidade contemporânea na constituição de cidades dignas, contemplando suas transformações nas relações sócio espaciais e no comportamento e atitudes das pessoas.

Eixo 6 - Estudos Urbanos e Socioambientais

Estudos sobre os processos de ocupação e uso do solo em áreas de risco e vulnerabilidade social. Compreendida como elemento da questão ambiental, a questão dos desastres em ambiente urbano vem apontando para as vulnerabilidades socioambiental de comunidades impactadas pela associação de fenômenos que as expõem ao urbanismo de risco.

Eixo 7 - Paisagem Urbana e Inclusão

Investigações que fomentam a discussão e reflexão sobre os problemas funcionais e formais presentes nos espaços livres de uso público bem como as práticas e processos inerentes a concepção dos Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e seus eventuais impactos na transformação da Paisagem Urbana contemporânea.

 

Eixo 8 - Sistemas Contemporâneos de Projeto

Investigações dos métodos e processos projetuais contemporâneos na arquitetura e urbanismo, bem como o comportamento do sistema arquitetônico-urbano nas variadas abordagens sistêmicas sobre os diversos campos disciplinares envolvidos na concepção projetual.

 

Os trabalhos a serem selecionados para serem apresentados nas comunicações deverão se encaixar em um desses eixos temáticos.  

 

SUBMISSÃO DO ARTIGO

22 de Julho de 2019

05 de agosto de 2019

18 de agosto de 2019

COMUNICAÇÃO DO ACEITE

a partir de

10 de Setembro de 2019

a partir de

02 de Outubro de 2019

ACEITE FINAL

DINÂMICA DO EVENTO

Terça  Feira

29

 Outubro

LOCAL: Cineteatro

  •  14h às 18h: Workshops (Unidade Acadêmica II)

  • 18h às 19h30: Credenciamento (Cineteatro)

  • 19h30: Cerimonia de Abertura 

  • 20h00: Palestra "Educational and cultural equipment: Urban, architectural and landscape process" -Arq. Mario Fernando Camargo Gómez (Colectivo 720) - Colômbia 

  • 21h30: Lançamento do Livro "Coleção Arquitetura e Cidade" e Coffee break 

Quarta Feira

30

Outubro

​LOCAL: CINETEATRO

  • 8h00 as 8h30:  Credenciamento

  • 8h30:  Palestra: "Cidade, encontros e copresença"
    Prof. Renato Tibiriça de Saboya (Pós ARQ UFSC)

  • 9h30: Coffee break

  • 10h:00 Palestra: "A Metrópole no Amanhã: entre a funcionalidade, distopia e a utopística".
    Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ)

  • 11h00 as 12h00: Mesa debate com os palestrantes convidados, mediada pelo Prof. Dr. Pablo Silva Lira (Diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN e Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles (UFRJ/IPPUR) e Dr Carlos Hardt (Urban Knowledge Net – UKN International)
     

LOCAL: Prédio Azul - Unidade Acadêmica III 

  • 14h00 as 18h00: Workshops

  • 19h00 as 20h15: Comunicações

  • 20h15 as 20h30: Intervalo

  • 20h30 as 22h:00 Comunicações

Quinta Feira

31

Outubro

LOCAL: CINETEATRO
 

  • 8h00 as 8h30: Credenciamento

  • 8h30: Palestra  "Arquitetura como Sistema”.
    Prof. Marcelo Claudio Tramontano (NOMADS - USP)

  • 9h30: Palestra "O fenômeno do adensamento populacional mundial  e a expansão das megacidades: desafios atuais para arquitetura e urbanismo"Prof. Wilson Ribeiro dos Santos Junior (PUC Campinas)

  • 10h30 : Coffee break

  • 11h00 as 12h00: Mesa debate com os palestrantes convidados mediada pelas Profas. Dra. Eneida Maria Souza Mendonça (Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo – NAU UFES) e Dra. Ana Paula Rabello Lyra (Líder do Grupo de Pesquisa Dignidade Urbana – UVV)

LOCAL: Prédio Azul - Unidade Acadêmica III

  • 14h00 as 18h00: Workshops

  • 19h00 as 20h15: Comunicações

  • 20h15 as 20h30: Intervalo

  • 20h30 as 22h00: Comunicações

Sexta Feira

01

Novembro

VISITA TÉCNICA COM GRUPO MEMÓRIA CAPIXABA
 

  • 8h as 18h : Visita técnica

 

O grupo Memória Capixaba organizou um roteiro turístico para aqueles que desejam estender a participação no II ArqCidade.

 

Confira o roteiro abaixo:

 

 

            Reserve a sua vaga, clicando AQUI!

 

O site Memória Capixaba é uma plataforma digital desenvolvida por estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação da Universidade Vila Velha, visando reunir os pontos turísticos e patrimônios históricos e culturais do Espírito Santo. O projeto nasceu após os alunos perceberem a lacuna de informações sobre esse rico acervo capixaba que aparecia de forma descontextualizada, dispersa, desatualizada e incompleta. Surge assim a ideia de uma plataforma que reunisse esses dados de forma organizada e intuitiva visando socializar esse acervo cultural do Estado com a população brasileira e estrangeira. Memória Capixaba disponibiliza endereços, eventos, preços das entradas e ainda roteiros de passeios para que o visitante possa melhor aproveitar e se aventurar pelo território capixaba.

Conheça o Memória Capixaba: https://equipememoriacapix.wixsite.com/memoriacapixaba

 

PALESTRAS

Mario Fernando Camargo Gómez (Colômbia, 1982) é arquiteto e professor universitário graduado com mérito pela Faculdade de Arquitetura da Universidad del Valle. Desde 2008 participa e venceu diferentes concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Como profissional, desenvolveu, coordenou, construiu e dirigiu projetos no campo do design urbano, arquitetônico e paisagístico. Desde 2012, dirige sua própria oficina em parceria com o arquiteto Luis Orlando Tombé, COLECTIVO720.

 

PALESTRANTE INTERNACIONAL CONFIRMADO!

Mario Camargo Gómez

PALESTRANTE CONFIRMADO!

Renato Tibiriçá de Saboya

Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da UFSC. Foi subcoordenador (2012 a 2015) e coordenador (2016-2018) do PósARQ. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (1997), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Engenharia Civil (Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial) pela UFSC (2007). Desenvolve pesquisa na área de morfologia urbana, configuração, segregação socioespacial, uso do solo e dinâmicas urbanas. É líder do Grupo de Pesquisa "Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais" e Editor-Chefe da Revista de Morfologia Urbana no triênio 2019-2021. É o criador e editor do Blog Urbanidades que, desde 2007, promove a disseminação de conhecimentos sobre Urbanismo, Desenho Urbano e Planejamento Urbano em linguagem didática e acessível. Desde 2018 é associado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Wilson Ribeiro dos Santos Junior

PALESTRANTE CONFIRMADO!

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 desde 2013. Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES para o período 2018-2022.Membro do corpo docente permanente e ex - Coordenador (2007 - 2014) do Programa de Pós Graduação em Urbanismo (POSURB -ARQ PUC-Campinas). Docente e ex-diretor da FAU PUC-Campinas. É doutor pela FAU USP (2001). Tem graduação (1977) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (1991) pela mesma faculdade. Avaliador ad hoc do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL), consultor ad hoc da CAPES, do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do CEATEC PUC-Campinas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arquitetura e urbanismo, estudos da metrópole, requalificação urbana, sistema de espaços livres, projetos urbanos em áreas centrais.

Marcelo Claudio Tramontano

PALESTRANTE CONFIRMADO!

Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo , desde 1990, onde coordena o Nomads.usp Núcleo de Estudos de Habitares Interativos. Professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP nos níveis de Mestrado e Doutorado e supervisor de Pós-doutorado. Membro titular da Congregação do IAU-USP, e editor-chefe do periódico V!RUS, desde 2006. Pós-Doutorado na Ecole Nationale Supérieure D'Architecture de Paris-Malaquais, França; Livre-Docente pela Universidade de São Paulo; Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo; Mestre em Arquitetura pela Ecole D'Architecture de Grenoble; Graduado em Arquitetura pela Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble, França (1984, DPLG) e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil (1980). 

Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1972), mestrado em Développement Economique Et Social - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991). Professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Atualmente é coordenador nacional do Observatório das Metrópoles e editor das revistas Cadernos Metrópoles e e-metrópolis. Desenvolve estudos sobre metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional, dimensão sócio-espacial da exclusão/integração nas metrópoles, governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles.

PALESTRANTE CONFIRMADO!

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

 
 

 - WORKSHOPS -

Formação em ATHIS e o empreendedorismo social ADOTE UMA CASA

DATA: 30 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30.

LOCAL: SALA 22 - PRÉDIO ROSA

INSTRUTOR: Alexandre Ricardo Nicolau 

O projeto de extensão Adote uma Casa oferece assistência técnica á famílias residentes em áreas de interesse social, através de melhorias habitacionais. Experiência universitária de grande repercussão nacional nos últimos quatro anos,atuando em dois bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória - Espírito Santo. O projeto já realizou diversas ações, incluindo a execução de projetos em doze moradias e a execução de reformas para melhorias em quatro delas, com recursos disponibilizados através de parcerias preestabelecidas e doações de entidades, pessoas físicas e jurídicas. O objetivo desse workshop é apresentar o método desenvolvido pelo ADOTE UMA CASA, proporcionando ampliar olhares acerca da Habitação de Interesse Social, capacitar e estimular diferentes formas de atuação em ATHIS.

A Complexidade na arquitetura:

análise multicritério e auxílio à decisão.

DATA: 30 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30.

LOCAL: SALA 19 - PRÉDIO ROSA

INSTRUTOR: Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos 

Os projetos de arquitetura e urbanismo na atualidade requerem cada vez mais o estudo e a análise de muitos parâmetros e variáveis intervenientes. As questões da Sustentabilidade, eficiência energética, conforto, e qualidade ambiental têm contribuído para um maior grau de complexidade ao projeto. Por outro lado, as ferramentas computacionais também vieram possibilitar diversas ações como processos de otimização, simulações de desempenho, e aplicação de critérios para auxílio à decisão. O workshop objetiva promover um esforço para a conscientização dos profissionais com relação a complexidade do projeto e possíveis formas de enfoque do problema, sem recorrer á hipóteses simplificadoras. Como também enfocar o processo de decisão no projeto, com a apresentação de exemplos de conceito holístico, sustentabilidade, abordagem sistêmica, análise multicritério, simulação computacional, indicadores e auxílio à decisão no Projeto.

Arquitetura orgânica no projeto arquitetônico residencial unifamiliar.

DATA: 29, 30 e 31 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30

LOCAL: sala 18 - prédio rosa 

INSTRUTOR: Matheus Stange; Júlia Da Ros; Yasmin Depes Marques

FONTE IMAGEM: Casa da Cascata, Frank Lloyd Wright; Fotografia: Konstantinos Gkoumas; Ano: 2013

A residência unifamiliar consiste no local de maior vivência e permanência do ser humano. É nela onde o usuário desenvolve grande parte de suas relações e constrói histórias ao longo de sua vida, que por vezes, transcede gerações. As alternativas projetuais incorporadas nestas residências cada vez mais associam-se a possibilidades de maior humanização do espaço, agregando conceitos que refletem as características norteadoras da arquitetura orgânica. O objetivo geral do workshop consiste em induzir uma reflexão sobre a importância do tema “arquitetura orgânica” e relacioná-lo ao processo projetual da residência unifamiliar contemporânea, de modo a enfatizar sua importância no contexto atual da arquitetura. A metodologia adotada consiste em realizar uma aula de exposição de conteúdo relacionado aos conceitos e princípios de arquitetura orgânica, expondo os principais precursores da linha orgânica, bem como exemplos arquitetônicos construídos pertinentes à esta linha. A partir disso, será proposto uma atividade em equipe cujo propósito consiste em elaborar uma proposta projetual básica, em nível de estudo preliminar (croquis, moodboard ou modelo 3D), de uma residência unifamiliar com um programa de necessidades pré-definido. A proposta projetual deverá atender a um determinado número critérios de arquitetura orgânica que deverão ser justificados a partir dos conceitos apresentados na aula expositiva. Como resultado, objetiva-se elencar um debate reflexivo sobre as soluções adotadas em projeto e o conhecimento adquirido durante o processo projetual.

ArcGis como Ferramenta de Mapeamento.

DATA: 29, 30 e 31 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30

LOCAL: LAB. INFORMATICA 06 - PREDIO AZUL

INSTRUTOR: Nayra Carolina Segal da Rocha; Nathalia Nogarolli Bonadiman; Hyria Fraga de Oliveira.

O workshop “ArcGis como Ferramenta de Mapeamento” objetiva facilitar o uso do software para mapeamentos urbanos, instruindo os participantes a coletar os dados exatos e necessários, de forma a alimentar o programa corretamente. O público alvo são estudantes que possuem noções básicas de execução do programa. O local de estudo e análise será o campus de Boa Vista da Universidade Vila Velha, onde os dados serão posteriormente tabulados no ArcGis durante as instruções no laboratório de informática. Espera-se que os alunos produzam mapas com dados primários.

Táticas Urbanas de Intervenção em espaços coletivos

DATA: 29, 30 e 31 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30

LOCAL: SALA 17 - PRÉDIO ROSA

INSTRUTOR: Izabela Uliana; Pollyana Rodrigues; Suzany Rangel.

FONTE IMAGEM: Projeto de pintura urbana: Aqui se Brinca. Escritório de Intervenção Urbana Cidade Quintal, Vitória. Ano: 2017.

Diante da falta de espaços coletivos qualificados para interação e trocas sociais, o Workshop visa apresentar as práticas contemporâneas de intervenção urbana a luz do conceito de "Urbanismo Tático", onde atua-se de forma temporária, coletiva e através da utilização de materiais de baixo custo.  Além disso, propõe-se a ocupação e a transformação de um espaço potencial na Universidade Vila Velha para colocar em prática as táticas de intervenção apresentadas, a fim de se criar um espaço agradável para permanência e convivência dos usuários.

Ecologias de Projeto: métodos e processos.

DATA: 29, 30 e 31 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 14h - 18h

VAGAS: 30

LOCAL: SALA 19 e LAB. MODELOS - PRÉDIO ROSA

INSTRUTOR: Bruno Massara Rocha e Gabriela Bolssoni

CANCELADO

As premissas fundamentais das Ecologias de Projeto consideram a aplicação de conceitos derivados da ecologia, tais como cooperação, adaptação,
evolução, aprendizado mútuo e a interação com o meio ambiente no contexto projetual. O workshop busca oferecer um repertório teórico e prático de projeto considerando o aumento de complexidade dos programas e mecanismos de concepção e fabricação de estruturas, objetos e edificações no contexto contemporâneo. A atividade estará centrada na idealização coletiva e intuitiva de estruturas arquitetônicas complexas baseadas na triangulação geométrica e sua posterior fabricação digital. A proposta foi estruturada em três etapas: a) posicionamento do problema, b) concepção dos protótipos e; c) fabricação digital. Os resultados desse processo são soluções com aplicações em múltiplas escalas, de objetos de uso cotidiano até estruturas urbanas e arquitetônicas.

 

REALIZAÇÃO

APOIO

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Paula Rabello Lyra – UVV

Andreia Fernandes Muniz -  UVV

Carlos Hardt – PUCPR

Claudio Lima Ferreira – UNICAMP

Eneida Maria Mendonça – UFES

Larissa Letícia Andara Ramos – UVV

Leticia Peret Antunes Hardt - PUCPR

Melissa Ramos da Silva Oliveira – UVV

Priscilla Silva Loureiro – UVV

Vinicius Moraes Neto -  UFF

REALIZAÇÃO

MESTRADO ARQUITETURA

E CIDADE -UVV

CURSO DE GRADUAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO - UVV

APOIO

COMITÊ CIENTÍFICO

Alexandre Ricardo Nicolau / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Ana Luisa Howard de Castilho / Universidade Anhembi Morumbi - UAM (Brasil)

Ana Paula Rabello Lyra / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Andreia Coelho Laranja / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Andreia Fernandes Muniz / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Angela Gomes Souza / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Aparecida Netto Teixeira 

Augusto Alvarenga / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Bruno Massara Rocha / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Carlos Hardt / Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Brasil)

Claudio Lima Ferreira / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Brasil)

Clovis Aquino de Freitas Cunha / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Cristina Cerqueira Buery  / Faculdade de Assistência a Educação - FAESA (Brasil)

Cristina Engel de Alvarez / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Cynthia Marconsini Loureiro Santos / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Edna Aparecida Nico Rodrigues / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Ednelson Mariano Dota 

Érica Coelho Pagel / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Evandro Ziggiatti Monteiro / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Brasil)

Flavia Nico Vasconcelos / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Flavia Ribeiro Botechia / Prefeitura Municiapl de Vitória - PMV (Brasil)

Geise Brizotti Pasquotto / Universidade Paulista - UNIP - CAMPINAS (Brasil)

Geraldo Benício da Fonseca / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Gerardo Alberto Silva / Universidade Federal do ABC - UFABC (Brasil)

Gilton Luís Ferreira 

Giovanilton André Carreta Ferreira / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Haroldo Gallo / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Brasil)

João Luiz Calmon Nogueira da Gama / Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal da Bahia (Brasil)

Johann Andrade Ferrareto / Centro de Pesquisas ArcelorMittal (Brasil)

Karla do Carmo Caser / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Karla Moreira Conde / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Laila Souza Santos / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Larissa Letícia Andara Ramos / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Latussa Bianca Laranja Monteiro / Instituto Jones dos Santos Neves - IJNS (Brasil)

Laudelino Roberto Schweigert / Universidade Anhembi Morumbi - UAM (Brasil)

Leonardo Loyolla Coelho / Belas Artes - SP (Brasil)

Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos / Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Brasil)

Leticia Peret Antunes Hardt / Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Brasil)

Leticia Tabachi Silva / Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN (Brasil)

Liziane de Oliveira Jorge / Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (Brasil)

Luciana Aparecida Netto de Jesus / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Luciana Vallin Gonçalves Dias / UNIFEOB - MG (Brasil)

Luiz Marcello Gomes Ribeiro / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Lutero Proscholdt Almeida / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Marcelo Seidel Fiorotti / Faculdade de Assistência a Educação - FAESA (Brasil)

Marco Antonio Cypreste Romanelli / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Maria Estela Rocha Ramos / UNIME - BA (Brasil)

Marina Simone Dias / Adjuntament de Sant Just Desvern (Espanha)

Mário Márcio Santos Queiroz / Campos dos Goytacazes e Universidade de Lisboa - CIAUD

Maristela Gava / Universidade Estadual Paulista - UNESP (Brasil)

Martha Machado Campos / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Melissa Ramos da Silva Oliveira / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Michela Sagrillo Pegoretti Fadini /

Milton Esteves Junior / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Pablo Silva Lira / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Patrícia Stelzer da Cruz /

Paulo Sergio de Paula Vargas / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Peter Ribon Monteiro / FIAM-FAAM (Brasil)

Priscilla Silva Loureiro / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Rachel Zuanon / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Brasil)

Raquel Tardin Coelho / Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU-UFRJ (Brasil)

Renan Lubanco Assis

Renata Hermanny de Almeida / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)

Sarah Lúcia Alves França / Universidade Federal de Sergipe - UFS (Brasil)

Simone Neiva Loures Gonçalves / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil) 

Stamatia Koulioumba / Universidade Anhembi Morumbi – UAM (Brasil)

Tarcísio Bahia de Andrade / Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Brasil)        

Teresa Cristina da Silva Rosa / Universidade Vila Velha - UVV (Brasil)

Teresa Cunha Ferreira Porto / Universidade do Porto – FAUP (Portugal)

Virginia Celia Costa Marcello / Universidade Anhembi Morumbi – UAM (Brasil)

Virginia Magliano Queiroz / Faculdade Pitágoras (Brasil)

Viviane Lima Pimentel / Faculdade de Assistência a Educação - FAESA (Brasil)

 

CONTATO

Tel. (27) 3421-2066

Tel. (27) 3421-2297

Horário de atendimento: 13h às 19h

 
 
 

LOCALIZAÇÃO

Universidade Vila Velha - UVV

Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 

Boa Vista II, Vila Velha - ES, 29102-920, Brasil

HOSPEDAGEM

  • Bristol Easy Itaparica – 2124-1100

  • Plaza Mar Itaparica – 3320-7800

  • Hotel Santorini Itaparica – 3320-7955

  • Hotel Quality Suites Vila Velha – 3041-9850

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now